Analista de Dados: O que faz, Salário, Formação

O uso de ferramentas de análise de dados, como linguagens de programação, bancos de dados e software estatístico, é essencial nessa etapa. O trabalho do analista de dados vai muito além da coleta e análise de informações. Para se tornar um analista de dados, é importante ter uma combinação de conhecimentos técnicos, como domínio de ferramentas de análise de dados e estatísticas, além de habilidades Os caminhos para se tornar um cientista de dados interpessoais e de pensamento crítico. Também é relevante dispor de habilidade para solucionar problemas de forma eficiente. Ao longo de todo o processo, o analista de dados deve estar atualizado com as últimas tendências e avanços no campo da análise de dados. Eles podem participar de treinamentos, conferências e ler artigos científicos para expandir seus conhecimentos e habilidades.

  • De acordo com a pesquisa State of Data 2021, a remuneração dos profissionais da área de dados aumentou significativamente entre 2019 e 2021, com um aumento médio de cerca de 40%.
  • Essa parte do ciclo de dados, geralmente desempenhada por cientistas de dados, ajuda a prever resultados da empresa e comportamento do consumidor, por exemplo.
  • No contexto empresarial, o Analista de Dados é a ponte entre os dados brutos e as decisões estratégicas.
  • Túlio orienta praticar o autoconhecimento para compreender as suas habilidades e preferências.
  • Uma pessoa que não tem experiência com essa rotina pode aprendê-la a partir do campo técnico.

Com apoio dos instrutores, profissionais recebem direcionamento para observar padrões, analisar hipóteses e fazer projeções. Ou seja, essas pessoas executam um ciclo analítico completo, o mesmo que farão futuramente em cargos de empresas. No curso, estudantes têm os primeiros contatos com cada uma das ferramentas essenciais que serão usadas no cotidiano de trabalho. Assim, pessoas estudantes conquistam experiência prática e não sentem dificuldades quando começam a atuar, de fato, no mercado. A estatística é um campo de estudo que permite prever cenários e probabilidades por meio de vários dados.

Tipos de Análise de Dados

Como profissional dessa área, estar atualizado com as tendências e avanços é essencial para se manter competitivo e aproveitar as diversas oportunidades de crescimento profissional que surgirão. Além da formação tradicional em instituições de ensino, uma tendência crescente é o acesso a cursos online e plataformas de aprendizado, que oferecem uma gama variada de cursos relacionados à análise de dados. Seja em e-commerce, saúde, finanças, marketing ou até mesmo esportes, os analistas de dados desempenham um papel importante, orientando as decisões estratégicas e impulsionando o crescimento das empresas.

o que faz um analista de dados

Sobre as habilidades comportamentais, o especialista reforça a importância da comunicação, do pensamento crítico e da resolução de problemas. Por fim, o Engenheiro de Dados trabalha para projetar sistemas de coletas e garantir que os dados estejam seguros. Eu, por exemplo, estou no departamento de negociação com fornecedores”, diz Marco.

Analista ou Ciêntista de dados

Seu papel é permitir essa visão em tempo real sempre que o gestor tiver a necessidade de detalhar resultados e KPIs do momento presente. A capacidade analítica do profissional passa pela sua qualificação ao enxergar respostas em meio aos dados. Por isso, o analista dedicará bastante tempo do seu trabalho a avaliar diversas possibilidades e cruzá-las com os dados, para então chegar a respostas. Por isso, é essencial que pessoas dessa área https://tudorondonia.com/noticias/desmistificando-a-ciencia-de-dados-o-que-esperar-dos-9-meses-de-bootcamp-intensivo-da-tripleten,119485.shtml desenvolvam visão de negócio, compreendendo a fundo os problemas que precisam resolver com aqueles recursos. Para esclarecer esses termos, caso ainda não conheça, as chamadas Hard Skills são as suas habilidades técnicas, aquelas que você aprendeu num curso de BI, de programação ou na faculdade. Já as Soft Skills são as habilidades comportamentais, que muitas vezes são características necessárias para exercer uma profissão ou função.

Até em vídeos do YouTube e por meio de apostila gratuitas você consegue absorver bom conteúdo técnico que vai abrir sua mente para a Análise de Dados. Mas, o processo pode ser mais rápido, principalmente para conquistar um lugar no mercado, se você entrar em um curso online. Hoje, além de estarem mais acessíveis financeiramente, os cursos saíram do contexto de sala de aula física. Não importa onde você esteja, dá para aprender e estar em contato com estudantes e profissionais incríveis. Se você entendeu que um curso de Análise de Dados faz sentido para evoluir na sua função ou fazer uma transição de carreira, é hora de escolher o melhor lugar para investir no seu desenvolvimento. Quando analisamos a possibilidade de ingressar em uma nova carreira, é comum que fique a sensação de não saber exatamente por onde começar.

Novas tecnologias e avanços

Novas legislações e regulamentações são debatidas constantemente, de acordo com os avanços tecnológicos. Então, caso entre nessa área, pode ficar atento a isso, pois poderá interferir diretamente nas suas funções profissionais. Então, para ser um Analista de Dados competente, deverá não só ter dedicação aos estudos sobre questões técnicas, mas, também, estar atualizado sobre as legislações referentes a área tech e saber adequar suas atividades para isso. Isso pode ser fundamental em muitos contextos nos quais é preciso ter uma análise diferenciada e direcionada, seja para a área como um todo ou para um problema específico. Agora que você já tem um bom panorama sobre a profissão, é hora de entender o que deve ser feito para ser um Analista de Dados.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *